BODAS DE OURO: Mensagens, Lembrancinhas e Como Fazer a Festa

As Bodas de Ouro significam o aniversário de 50 anos de casamento, para ter essa conquista o casal precisa ter muita união, amor, paciência, cumplicidade, companheirismo, tolerância, amizade, dentre tantas outras características.

Bodas de Ouro são quantos anos?
(Foto: alyssonvieirafotografias.blogspot.com)
Nos dias atuais muitos relacionamentos não chegam há durar 10 anos, por isso todo o casal que completa meio século de casamento deve ser visto com admiração e respeito.


Festa de bodas de ouro

A vida permite a poucos casais momentos como este, por isso passar a boda de ouro em branco é quase um pecado. Geralmente organizada pelos filhos, a celebração da boda de ouro deve ser preparada de uma forma que este dia torne-se inesquecível, com a presença dos filhos, netos, familiares e amigos. Primeiramente, após definir o tipo de comemoração, estabeleça o número de convidados e seu orçamento.

Para celebrar com uma festa grandiosa, o planejamento deve começar a ser realizados meses antes e contando com a ajuda de um buffet. Não deixe de contratar um fotografo ou peça para algum familiar ou amigo para registrar este dia especial. E para te ajudar, deixarei algumas dicas de como organizar as bodas de ouro:
como comemorar o aniversário das bodas de ouro com festa
(Foto: Divulgação)

Decoração de bodas de ouro

Dicas de decoração da festa de bodas de ouro
(Foto: Divulgação)
A decoração depende do seu tipo de recepção, se será um almoço, um coquetel após a cerimônia, um jantar ou uma grande festa, por isso citarei itens básicos para uma decoração que servirá para qualquer recepção.
Planejamento das bodas de ouro passo a passo
(Foto: Divulgação)
  • As flores são itens clássicos de uma decoração, elas trazem cor, aroma e dão leveza ao ambiente deixando-o acolhedor e sofisticado. Enganam-se aqueles que pensam que as flores passam despercebidas pelos convidados, por isso o arranjo deve ser escolhido com cuidado para que atenda a proposta da decoração e agrade visualmente. É importante, que elas sejam escolhidas de acordo com a recepção, por exemplo, em um almoço em um ambiente de ar livre, opta-se por arranjos com flores de cores diversificadas.

    Fotografias e fotógrafos da festa de 50 anos de casamento
    (Foto: dardomora.com.br)

  • As principais e mais belas fotografias do casal devem ser expostas pelo espaço da recepção, sejam através de porta-retratos ou pôsteres. Nas mesas principais devem ser expostas apenas fotos do casal da época de namoro, noivado e casamento, já nas demais áreas do espaço podem ser dispostas fotos com os filhos e netos, amigos e familiares e todas as pessoas importantes que fizeram parte da vida do casal nestes 50 anos de união.

    Festa de homenagem das bodas de ouro - como organizar e enfeitar a mesa do jantar
    (Foto: Divulgação)

  • A cor escolhida para a celebração das bodas de ouro pode ser a cor preferida do casal, portanto o uso de detalhes dourados se faz necessário para que o material da boda, ou seja, o ouro seja representado. Pode-se utilizar nas formas ou nos próprios doces e bolo, utensílios para decoração das mesas principais e dos convidados, nas toalhas, nas lembrancinhas, dentre outros. O importante é que o ouro apareça mesclado à decoração.
Nas fotos abaixo, as detalhes dourados aparecem no bolo representando assim as bodas de ouro:
Bolo para bodas de ouro
Preços dos bolos de 50 anos de casamento
Noivos velhinhos para topo de bolo de bodas de ouro
Como fazer o bolo em homenagem aos aniversário das bodas de ouro
(Fotos: Divulgação)

Lembrancinhas de bodas de ouro

As lembrancinhas são uma forma de você agradecer a presença dos convidados e para que os mesmos possam recordasse dessa data tão especial. Detalhes dourados são indispensáveis.
fotos de lembrancinhas para bodas de ouro
Uma lembrancinha que se tornou popular em festas, é a latinha de mint to be, elas vêm recheadas com pequenos doces ou pastilhas, e você pode personaliza-la com o nome, a foto do casal ou uma mensagem de agradecimento.
Lembrancinha com nome do casal em comemoração aos 50 anos de casamento
(Foto: Divulgação)
Você também pode optar por saquinhos de amêndoas.
Lembrancinhas das bodas de ouro simples e baratas
(Foto: Divulgação)
E claro, este não pode faltar, o delicioso e clássico bem casado.
Bem casados para bodas de ouro
(Foto: Divulgação)

Presente para bodas de ouro

Os presentes podem ser variados e existem várias opções no mercado, mas para entrar no clima da comemoração o importante é que seja dourado. Você pode optar por itens de decoração como porta retratos, vasos, luminárias, quadros com molduras douradas ou acessórios pessoais e utilitários, como relógios, joias, jogos de cama e banho com detalhes dourados.
presentes para bodas de ouro simples e bonitos
(Foto: Divulgação)
Ideias do que dar no aniversário de bodas de ouro
(Foto: blogmaisonmacedo.wordpress.com)
Dicas de presentes simples e baratos dos 50 anos de casamento
(Foto: Divulgação)
Presente com as iniciais do nome do casal fazendo aniversário de 50 anos de casamento
(Foto: Divulgação)

Cerimonial de bodas de ouro

Como se trata de meio século de união, muitos casais optam por fazer uma pequena cerimônia para renovar os votos. Isso não é uma regra, mas é uma forma bonita de abençoar o casamento. A cerimônia pode ser realizada no mesmo local de casamento, em um espaço ou na própria casa do casal. Se optar por algo simples, pode ser marcada uma missa de bodas de ouro e após a realização da mesma para uma comemoração breve, pode ser servido um bolo e um champanhe na casa do casal.

Os convites devem ser enviados com antecedência, neles quem convidam são os filhos, no caso de uma comemoração pequena, apenas com pessoas intimas o convite pode ser feito de forma mais informal através do telefone ou pessoalmente. Também são os filhos que entram com os pais na igreja ou espaço na hora da cerimônia, os netos podem entrar na frente jogando flores ou pode entrar depois com as alianças, além disso, no lugar do tapete vermelho seria interessante que um tapete dourado pudesse ser estendido para o casal passar.

A decoração deve seguir a mesma proposta da decoração de uma recepção, flores e detalhes dourados devem estar presentes em cada detalhe.
Dicas de como organizar o cerimonial das bodas de ouro

Vestidos para bodas de ouro

A roupa escolhida pelo casal deve ser elegante e em tons discretos, nele uma gravata dourada já faz toda a diferença, mas nela o vestido é o grande atrativo. A cor escolhida deve ir de acordo com o gosto de cada um, mas ele deve ser um pouco abaixo do joelho ou longo, com alças largas ou mangas, podem ser completamente dourados ou apenas com detalhes, pode inclusive optar pelo branco e diferenciar no buquê.
Estilos de roupas para usar no cerimonial das bodas de ouro
(Foto: semprenoiva.com.br)
Vestidos e ternos para festa de 50 anos de casados
(Foto: studiocaldas.com)
O que os convidados devem usar na cerimonia de bodas de ouro
(Foto: Divulgação)
Melhores modelos de vestidos para senhoras para bodas de ouro
(Foto: Divulgação)

Músicas para bodas de ouro

A música tocada na cerimônia e na festa da boda de ouro é um grande diferencial. Um setlist deve ser elaborado com músicas preferidas do casal e as mais tocadas no decorrer dos anos em que se conheceram, mas deve-se lembrar de que o público presente na recepção tem gostos variados e é importante que a trilha sonora agrade a todos. Deixo uma lista com dicas músicas românticas, que podem ser utilizadas para emocionar os convidados.
  1. Como é grande o meu amor por vocêRoberto Carlos (Ouça abaixo uma versão alternativa à original caso você queira inovar!)

  2. Bodas de OuroRoberto Resendo
  3. Fotografia Leoni


  4. Dar-te-eiMarcelo Jeneci


  5. Endless LoveDiana Ross e Lionel Richie


  6. I Just Called To Say I Love YouStevie Wonder


  7. Bodas de OuroDino Franco e Mouraí


  8. Your SongElton John


  9. You Are The Sunshine of My Life Stevie Wonder


  10. Back at OneBrian McKnight

Alianças de bodas de ouro

Durante as bodas anteriores é comum ver casais fazerem a troca das alianças, na boda de ouro não é diferente. Na aliança pode ser incluída uma pedrinha ou a aliança pode ganhar detalhe de alto relevo também em ouro.
Modelos de alianças para as bodas de ouro
Preços de alianças para bodas de ouro com entalhes
Estilos de alianças de aniversário de 50 anos de casados com pedras encrustadas
Fotos e imagens de anéis de comemoração dos 50 anos das bodas de ouro
(Fotos: Divulgação)

Mensagens de bodas de ouro

Dicas de mensagens para bodas de ouro

Neste dia especial, não há nada mais importante do que transmitir a sua felicidade para com o casal aniversariante e felicitá-los por este marco em suas vidas. Separamos abaixo várias mensagens de 50 anos de casamento para te darem uma ideia de frases e mensagens para as bodas de ouro.

As mensagens logo a seguir são ideais para o casal incluí-las na renovação dos votos dos cinquenta anos de casados, e na próxima sessão damos dicas de frases e pensamentos que os filhos e amigos podem falar ou até mesmo incluir em um cartão ou carta em conjunto com algum presente:
Eles chamam de 50 anos as bodas de ouro. Os dois brilham e são grandes exemplos do que um casamento deve ser.
Apesar de cinquenta anos se passarem, alguns aspectos do amor nunca vão mudar, eles se tornam mais fortes através dos sorrisos e lágrimas. Este é um aniversário muito especial conforme olhamos para trás e vemos todas as lembranças felizes que compartilhamos juntos em seu casamento.
Hoje é um dia de olhar para trás com orgulho e felicidade. Após os cinquenta anos acalentados que vocês passaram um ao lado a lado, pode-se ver todas as memórias que você compartilham e sonhos que viveram. Com isso em mente desejo que esta data seja um dia de ouro para vocês dois. Feliz 50 anos de casamento!
Um bom casamento é aquele que permite a mudança e crescimento dos indivíduos e da maneira que eles expressam seu amor.
O amor imaturo diz: 'Eu te amo porque eu preciso de você'. Já, o amor maduro diz  'eu preciso de você porque te amo'.
O amor é a expansão das duas naturezas de tal forma que cada um inclui como o outro, cada um é enriquecido pelo outro.

Mensagens de bodas de ouro de filhos para os pais ou de amigos para casal

Frases e mensagens de bodas de ouro para os filhos e convidados falarem ou escreverem
O amor que vocês tem para com o outro é uma inspiração para todos nós Uma rocha firme, que me ajudou a ser a pessoa que sou hoje. Tenho orgulho de lhe chamar de pai e mãe.! Feliz bodas de ouro!
50 anos dourados juntos Repletos de partilha, ama e confiança Algumas surpresas ao longo do caminho Esses são os ingredientes de uma união douradora
Um casamento de sucesso requer apaixonar muitas vezes, sempre com a mesma pessoa.
Quando você se casa é difícil imaginar-se em um casamento de 50 anos com a mesma pessoa. Olhando para você dois é uma maneira de ver um exemplo de sucesso na vida a dois. Parabéns!
Desejo a vocês feliz bodas de ouro. O amor de vocês tem resistido ao teste do tempo há 50 anos, parabéns a ambos.
Feliz aniversário de 50 anos de casados. Que Deus dê a este casal mais anos de união, felicidade e prosperidade.
O amor é a coisa que permite que uma mulher cantar enquanto ela limpa o chão depois que o marido entrou em casa com os sapatos sujos.
Agora chegou seu dia dourado Muitos anos vêm e vão, Tantas lembranças que ambos partilham Seu amor um para com o outro continua a ser uma fortaleza.
As estações vêm e os anos passam Mas o amor sempre permanecerá. E vocês têm o presente mais doce de todos, Um dia de casamento de ouro!
Em cinquenta anos juntos Vocês compartilham muitas coisas É por isso que este aniversário muito especial trás para vocês, desejos que o amor, risos, alegria, contentamento, também sejam de vocês para compartilharem nos anos a frente
Que o Senhor te abençoe vocês e lhes guie com sua sabedoria no dia do seu aniversário. Que Ele seja o seu companheiro constante do dia-a-dia. Que os laços do casamento continuem fortes no meio de todos os medos. E que Ele faça com que o amor e amizade entre o casal seja uma âncora um para o outro no difícil mundo de hoje. Felicitações pelos 50 anos de casamento, meus amigos (meus pais)!


Dicas sobre as frases de bodas de ouro

Frases para bodas de ouro

Estas são apenas algumas dicas para ajudar você descobrir como escrever/falar uma mensagem 50 anos de casamento:
  • Seja sempre respeitoso(a). Mesmo se você estiver usando o humor, não escreva aquilo que você acha que pode ofender a pessoa ou casal. É sempre melhor pecar por ser muito cauteloso.
  • Procure um cartão que de alguma forma se relaciona com o casal. Se há uma piada no cartão que faça você lembrar de algo específico do casal é ainda melhor. Então, não tenha pressa ao escolher um cartão. Isto é muito especial por se tratar do aniversário de 50 anos de casamento.
  • Relacione sua mensagem ao seu dom, se possível. Isso ajuda o casal a saber quem deu o presente mais tarde, o que é realmente útil quando você está ficando velho e não me lembra nem do que comeu no café da manhã de hoje. Se a festa das bodas de 50 anos de casados forem algo bem grande e bem planejado é uma boa ideia incluir uma anotação curta para se referir ao seu presente. Por exemplo, "Espero que gostem deste jogo de tabuleiro, pois temos que substituir o que você tem que é mais velho que o seu casamento."
  • Pense como você tivesse se casado há 50 anos e o que você gostaria de ler em um cartão. As possibilidades são infinitas, tudo o que você pensar poderá será uma mensagem perfeita.
Milena Lima



Convites de Bodas de Ouro


A festa de aniversário das bodas de ouro do casal será tradicional, formal ou casual? Seja qual for o estilo, você vai querer certificar-se de que os convites combinam com o tom da festa.

Dicas para convites de bodas de ouro

Este é um grande exemplo de um convite no estilo mais formal. Um convidado receber este convite vai saber se vestir e espera elegância.

Embora seja fácil fazer o estilo do convite de casamento, o verdadeiro objetivo dele é dar aos seus convidados o máximo de detalhes possível. Certifique-se de seus convites incluem o seguinte:


  • Data 
  • Hora
  • Lugar (com indicações, se necessário) 
  • Tema se houver (opcional)
  • Comidas e bebidas que estarão sendo servidas, se for o caso (opcional, mas quanto mais informações melhor!)


Se você está planejando uma festa surpresa para surpreender o casal feliz, certifique-se que o convite diga claramente que é uma surpresa para que os convidados não acabem estragando.

Regras de etiqueta afirmam que é de mau gosto falar sobre presentes em um convite, mesmo que você esteja pedindo que os convidados não tragam nada. Se possível, tente informar pelo boca a boca esse tipo de informação.

Aqui está um exemplo de texto para o convite de bodas de ouro:

Você está cordialmente convidado para a festa de uma celebração dos 50 anos de Marina e Paulo.

14 de Julho as 20:00 horas
Endereço do Local
Buffet de massas e carnes e bebidas serão servidos.
Por favor, confirme sua presença através de (xx) xxxx-xxxx


Adicionar um poema, uma mensagem de amor ou de homenagem, ou até mesmo uma frase engraçada em seus convites é uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal e dar a seus convidados algo interessante para ler. Afinal meio século de união entre duas pessoas é um marco impressionante e deve ser celebrado e homenageado. Aqui vai um exemplo de mensagem que você poderá colocar no cartão:

Assim como o ouro,
o amor deles é puro e duradouro.
Os filhos de Marta e Jorge o convidam para celebrar juntos este amor que continua a brilhar.


Formulação do convite formal


Se você decidir realizar um evento formal para a celebração das bodas de ouro talvez você queira fazer um modelo de convite mais sofisticado. Exemplo:

A honra de sua presença é solicitada na comemoração dos 50 anos de aniversário entre Maria e José com cerimonial de renovação de votos no dia vinte de setembro de dois mil e quatorze, na Igreja X, com recepção formal.

Aproveite e veja mais dicas de sobre as comemorações dos outros aniversários de casamento, quem sabe você pode aproveitar alguma ideia!


Modelos de Convites para bodas de ouro

Abaixo separamos alguns modelos para você poder ter ideias para planejar e fazer os convites para o aniversário de 50 anos de casamento!

Modelos de convites de bodas de ouro

Uma dicas é colocar fotos dos aniversariantes ou até mesmo junto com os filhos ou familiares!

convite de 50 anos de casado com foto

Para quem quer algo mais elegante e discreto aqui vai um modelo bonito:

estilos de convites de bodas de ouro

Existem modelos também para quem quer simplicidade:

Convite de bodas de 50 anos decorado

Convite de aniversário de casamento

Quem sabe você pode aproveitar dicas de enfeites, convites e lembrancinhas de outros posts:


Nenhum comentário:

Postar um comentário