BODAS DE ALGODÃO: Significado, Como Comemorar, Mensagem

As bodas de algodão significam a comemoração do aniversário de 2 anos de casamento. Por ser um material mais resistente que o papel, o algodão foi escolhido para representar a mescla entre fragilidade e resistência que passa o relacionamento de um casal em um período de dois anos.

Significado das bodas de algodão

Festa para bodas de algodão - como comemorar

Comemorar o aniversário de casamento de 2 anos de casados é uma delicia, principalmente quando se percebe como aquele período após o dia “D” foi significativo para o casal. O fato de terem conseguido passar pelas primeiras dificuldades, tomar pequenas decisões que fazem a diferença na vida a dois, corrigir os erros cometidos no primeiro ano de casados, são grandes motivos para se comemorar. As bodas de algodão significa renovar os votos, refletir sobre a relação que ainda está em processo de amadurecimento, é uma oportunidade de fazer novas promessas ao parceiro, lembrar-se das qualidades de cada um que na convivência do dia-a-dia nos dão motivos para querer ficar ao lado um do outro.

Festa dos 2 anos de casamento para comemorar as bodas de algodão

Comemorar este aniversário é algo especial, os detalhes dos preparativos, a expectativa de criar um novo momento a ser lembrado futuramente é algo que não tem preço. Seja em um jantar a dois ou na presença de amigos, vale a pena caprichar na comemoração, por isso deixarei dicas que podem te ajudar na hora de organizar suas bodas de algodão.

como organizar as bodas de algodão com mensagens, decoração e presentes

Para começar vou dar uma dica para a montagem de um painel que achei super bacana, você conhece aquelas cortinhas de miçangas? Então a técnica usada para criação deste painel é parecida com a usada para cortinas, você só vai precisar de bolas de algodão ou bolas de isopor e fio de nylon.

bodas de algodão decoração com significado para passar uma mensagem
(Fotos: Divulgação)
como fazer a decoração das bodas de algodão de forma simples e barata

  • Comece cortando os fios de nylon tomando como medida de altura a parede onde fará a cortina, do local onde irá prender passando um pouco da altura da mesa. É importante que a cortina siga a largura da mesa, ou seja, a quantidade de fios de nylon irá depender da largura da sua mesa.
  • Pegue uma bola de algodão e amarre a ponta do nylon nela, vá dando espaços de um palmo ou mais e enrole o nylon em outra bola de algodão sem apertar para não marcar o algodão, faça isso até o final do fio. 
  • Faça o mesmo processo com os outros fios.
  • Finalize prendendo na parede utilizando fita adesiva transparente. É necessário que a fita tenha uma bola colagem para suportar o peso do fio. Se não tiver problema em furar a parede, também poderá utilizar pequenos pregos.

Olha que lindo ficou essa decoração com ramos de algodão e bem casados. O bem casado é uma dica de doce delicioso, além ter feito parte do casamento ele pode ser um item fixo de qualquer boda.

como comemorar bodas de algodão celebrando os 2 anos de casamento
(Foto: Filipe Atihé)

Como é difícil encontrar o algodão em suas características originais como, por exemplo, ainda presas em seus galhos, fica difícil criar arranjos naturais para decoração. Por se tratar de uma fibra fina e resistente pode ser comparada a lã de ovelha, neste caso a ovelha ou carneirinhos pode ser uma inspiração de item a ser utilizado em uma decoração de bodas de algodão.

o que servir na festa das bodas de algodão, também serve como decoração

Seu bolo também deve levar características especiais da boda de algodão.

bolo das bodas de algodão bonito
(Foto: Quitandoca Fotografia)

Além do arranjo, você pode optar por topo de bolo personalizado.

topo de bolo dos 2 anos de casamento com tema de algodão
(Foto: Divulgação)

Neste da foto acima, o casal foi bem criativo colocando um carrinho de algodão doce. Dai você pode se inspirar e criar um com as caracteristicas semelhante a de vocês.

O algodão doce é outro item que pode ou deve ser incorporado a decoração da sua festa de 2 anos de casamento. Ele pode vir colorido ou da cor que você escolheu para sua bodas. Existem idéias super criativas e divertidas para você se inspirar, confira:

ideias simples para as bodas de algodão doce
(Foto: Divulgação)

Para este arranjo você pode utilizar galhos de árvores da sua região ou pode encontrar em casas de decoração, dai você usa sua criatividade para arrumar.

decoração da festa com algodão doce
(Foto: Divulgação)

Mini bolo com pequenos palitos de algodão doce, você pode usar tanto pro seu bolo principal ou para decorar as mesas dos convidados.

Mesa com comidas servidas para a festa das bodas de algodão
(Foto: Divulgação)

Os potes de algodão doce também são ótimos, tanto para distribuir durante a festa como para dar de lembrancinha. Você pode fazer em casa, pois os materiais são fáceis de encontrar, se não conseguir fazer os adesivos personalizado com o nome do casal, você pode decorar com laços e fitas.

Organizando a comemoração dos 2 anos de casamento

Dicas do que fazer nas bodas de algodão

Algodão doce colorido no casamento
(Foto: Divulgação)
E para decoração da sua mesa principal ou cantinhos do espaço onde esta sendo realizada sua festa, você pode utilizar o algodão doce em potes, saquinhos, palitos ou como preferir.

Presentes e lembrancinhas para as bodas de algodão


Para presentar um casal que está comemorando as bodas de algodão você pode optar por coisas que levem algodão, como por exemplo:

  • lenços
  • roupas
  • lençois
  • roupas de banho
  • tapeçarias

Para troca de presentes entre o casal, roupas intimas é uma boa pedida.
Presentes de bodas de algodão
(Foto: Divulgação)
Já para presentar os convidados com lembrancinhas, você pode optar por porta algodão ou cotonete personalizado ou sachês aromatizados, que são baratinhos e podem ser feitos em casa.

lista de lembrancinhas para bodas de algodão
(Foto: Divulgação)

Mensagens de bodas de algodão

Abaixo vão algumas ideias de frases para as bodas de algodão. Vamos citar alguns exemplos tanto para o casal falar um para o outro como forma de homenagear o seu marido ou esposa, quanto para os filhos, convidados ou amigos homenagearem os pais e/ou aniversariantes:

“2 anos desde o tão esperado “sim, eu aceito” e neste momento a emoção que sinto ainda é a mesma. Cada dia ao seu lado é a certeza que fiz a escolha certa, que você é tudo que preciso. Obrigada meu amor por me olhar de forma tão carinhosa nestes dois anos de casados, por cuidar do meu amor de uma forma tão delicada, por ser tão protetor. Você é um presente de Deus. Eu te amo.”

mensagem de 2 anos de casamento das bodas de algodão

“Tenho imenso prazer em parabenizar este casal que apesar do pouco tempo de casados não perdem esta áurea de eternos namorados. Que este laço que vos unem seja abençoado e permaneça forte. Parabéns pelo aniversário de casamento e que o amor prevalesça no relacionamento de vocês.”

Frases para bodas de algodão

“Meu amor, parabéns pelo nosso aniversário. Estamos apenas começando, este é apenas o segunto de dezenas que temos pela frente, uma vida inteira para comemorar. Sou muito feliz ao seu lado e agradeço por tudo, pela força, pelo amor incondicional e pela amizade sem medidas. Eu te amo.”

Roupas e vestidos para Bodas de Algodão


Quando é feito um cerimonial de bodas, sempre surge aquela dúvida sobre os trajes, tanto quanto aos vestidos da noiva e convidadas quanto às roupas do marido na comemoração. Na realidade, não há nenhuma regra quanto a isso e vai depender no nível de requinte da cerimônia de bodas de algodão. Normalmente o convite deixa isso claro, mas, se não for o caso, dê uma ligadinha para a aniversariante e pergunte!

A esposa poderá fazer o cerimonial vestida de branco, não só por ser a cor da noiva, mas também por ser a cor do algodão. Nesse vídeo, por exemplo, estão todos celebrando as bodas de branco, inclusive o marido e padrinhos!



Mas, normalmente a festa de bodas de algodão é bem mais informal que o casamento, então, se você é a esposa e quer fugir do tradicional, poderá escolher um vestido florido curto e mais simples, prender o cabelo e colocar um lindo colar. Ou seja, você deve ir vestida como se fosse um evento especial.

O marido pode abrir mão do terno, se desejar, e vestir apenas uma camisa social de manga longa, acompanhada ou não de uma gravata. Como eu disse, tudo depende do nível de formalidade do evento.

Já as convidadas devem tomar cuidado caso queiram usar um vestido branco. Antes de fazer essa decisão, pergunte para a esposa se ela vai reviver o matrimônio e usar a cor branca, caso a resposta seja afirmativa, escolha um vestido de outra cor. Os curtos sociais são perfeitos para ocasiões como essa, mas nada impede que você use um longo simples. O importante é dançar conforme a música!

Espero que as dicas sejam úteis para sua celebração das Bodas de Algodão. Não deixe de registrar cada passo do planejamento desde dia tão especial. Renove os votos, relembre e crie novos momentos, faça da suas bodas uma lembrança para toda vida.

E claro, não perca nossas outras dicas!


Milena Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário